sábado, 9 de fevereiro de 2008
A internet como um meio facilitador da formação de professores ao longo da vida
A formação de professores não deve limitar-se apenas a ministrar os conteúdos; os professores deverão desenvolver capacidades de liderança, aptência para a mudança, vontade de inovar, aprender sempre, dinamizar projectos e reflectir sobre as suas práticas de ensino na sociedade. AS TIC vieram permitir uma alteração permanente na nossa forma de pensar, alterando a natureza da comunidade. Assim, podemos distinguir dois tipos de comunidades: a comunidade online e a comunidade virtual. A primeira é formada por interveniente que já se conhecem, encontram-se fisicamente e comunicando para trabalhar. O segundo, por sua vez, é constituido por indivíduos que não se conhecem, mas que estabelecem contacto para trabalhar. À medida que estas sociedades evoluem, vão originando as chamadas comunidades de aprendizagem. Estas podem ser compostas por elementos interculturais, favorecendo a compreensão entre os povos e as culturas.O ensino necessita de abandonar algumas da suas antigas metedologias, enveredando por um trabalho de equipa, com o objectivo de acompanhar o ritmo acelerado da sociedade. Desta forma, as TIC permitirão a criação de uma sociedade coesa, diversificada, encorajando a colaboração, a criatividade e a inovação entre os participantes.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
6 comentários:
Os professores devem manter-se actualizados, uma vez que são agentes dinâmicos e intervenientes no processo de ensino-aprendizagem(Life long learning).
Os cursos a distância conduz a um maior acesso ao conhecimento(qualidade/quantidade) e promove os trabalhos em parceria, partilha de saberes, desinibição, articulação,interculturalidade
As TIC exercem um papel fundamental na actualização da intervenção dos professores no processo ensino/aprendizagem, partilha e interdisciplinariedade entre todos os intervenientes.
Concordo quando referes que as TIC exercem um papel fundamental na actualização da intervenção dos professores no processo ensino/aprendizagem, partilha e interdisciplinariedade entre todos os intervenientes, e aqui eu pensei agora nos quadros interactivos que eu penso que apresentam um potencial em termos de recursos a utilizar é pena que apenas poucas salas tenham este recurso.
Se tudo correr bem, o novo Plano Tecnológico aprovado na resolução do Conselho de Ministros nº 137/2007 de 18 de Setembro, publicado por despacho nº 143/2008 de 3 de Janeiro, é capaz de resolver a situação dos quadros interactivos em sala de aula. Esperemos é que não seja muito demorada a implementação deste plano.
Na verdade, as TIC vieram revolucionar o processo ensino-aprendizagem.
Postar um comentário